quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

repondo estoque de alimentos

Agora que terminou o tumulto nas lojas, é hora de eu sair da minha "toca" para buscar o estoque dos alimentos.

Sendo portadora de doença celíaca ,  não posso consumir derivados de trigo.   Assim faço os pães e biscoitos com farinha de arroz e fécula de batata .


Aliás este verão estou sofrendo com as coceiras mais do que nos anos anteriores.
A cada 5 anos parece que as coceiras voltam mais fortes e insistentes,  nem sei de onde estou me contaminando.

Duas das cinco dermatologistas acharam que era sarna e fiz todo o tratamento, mas nada mudou.  Aliás sarnas não são simétricas.  As minhas coceiras muitas vezes são simétricas e se alastram sempre nos mesmos lugares como cotovelos, ombros,  regiao entre a barriga e peito,  pulso , joelho, dobra dos braços, etc.  

Nem sei por que continuo indo a  dermatologistas ,  uma vez que a minha doença já foi comprovada numa biópsia cerca de 10 anos atrás.   Na época,  a dermatologista fez os exames de alergia que deram negativo,  aí ela foi fazer a biópsia .  Fiz anestesia local,  foi cortado um pedaço do tecido onde tinha a ferida e esta amostra foi enviada a um laboratório que levou algumas semanas para chegar a diagnóstico :  dermatite herpetiforme.

Fiz um tratamento a base de sulfonas mas piorou a minha situação pois tive anemia, febre e emagreci.

Desde então frequento a Acelbra e Acelpar que me deram informações para seguir a  dieta sem glúten.


2 comentários:

nocontemgluten disse...

Olá Mari!Eu não entendo muito de DH, mas se não há motivo aparente para suas crises, poderia ser como na SII, por estresse ou emocional?Final de ano é muito estressante, sempre damos uma "baqueada"!Melhoras!
Beijos

mari oda disse...

é verdade Silvia... no final do ano ficamos cansadas e estressadas. Mas estou achando que a cada cinco anos a crise de coceira/ferida chega mais forte, este ano estou sofrendo bastante. Obrigada e tudo de bom para vc !