sábado, 25 de abril de 2020

o filme dos tempos de Guerra " E o vento levou "

Nunca esqueci da cena final do filme,  no qual a personagem  dondoca, consegue as forças para extrair da terra o alimento para não passar fome.   Estória dos tempos de guerra.  Talvez por isso sempre me senti mais segura morando onde pudesse plantar alguma coisa.   

O ano de 2020 começamos o ano  com uma inesperada pandemia .  Não deixa de ser uma guerra.   Uma guerra de vírus contra humanidade toda.    Calculo que depois desta pandemia seguirá uma crise mundial bastante grande,  e mais para frente até uma Guerra.



O meu pomar...  já faz mais de 15 anos que plantei as primeiras mudas. No começo foi uma maravilha,  as plantas cresceram e frutificaram.  Mas com o passar do tempo,  começaram a dar problemas.




A figueira :  já deu muitos frutos,  porém este ano não deu.  A uns cinco anos para cá,  as frutas estragavam antes de amadurecer,  desconfio de algum fungo. 



Jabuticaba - abri a copa para entrar sol ,  mas as frutas da parte inferior são para a cadela.   Divido o resto com os passarinhos, formigas, etc.   Atras da jabuticabeira tem a goiabeira que foi radicalmente podada,  pois cresceu tanto para cima que não conseguia alcançar as frutas.


manga :  só deu fruto uma vez,  depois os fungos não deixaram mais frutificar.

lichia :  idem -  todas as folhas foram tirados fora para evitar do fungo alastrar,  toda semana passo anti fungico.

limão,  laranja, atemóia,  seguem outras frutas.  

Estou me esforçando para curar estas arvores frutifera.

Nenhum comentário: