domingo, 31 de dezembro de 2017

sou brasileira e não desisto nunca


Não sei se a frase acima está correta gramaticalmente.
A verdade é que se ficar esperando eu aprender a escrever correto,  nunca concluirei trabalho algum.  O jeito é tentando sem desistir.

Bom...  não é de hoje que tento acertar os esquadros na hora de montar uma caixa em acrilico,  tento desde o inicio dos anos 90.

Estava devendo um presente de casamento,  resolvi fazer mais uma caixa para colocar os noivinhos  ou alguma lembrança.  A ultima caixa fiz a 5 anos atrás para o meu irmão,  sei que não ficou perfeita.




Desta vez comecei pela base.  Os apoios de moldados da 3M  são os que mais estabilidade dá.  



A novidade do ano,  é trabalhar com acrilico espelhado dourado.
Pela primeira vez ,  criei coragem e gravei os nomes dos noivos e a data no verso.  Ficou bom.



O acrilico dourado foi colado com fita dupla face, e na volta acomodei as chapas de acrilico e colei as partes com cola especial para este material.   Um dos lados ficou torto,  mas na proxima vez preciso melhorar,  não vou desistir.


sábado, 23 de dezembro de 2017

FELIZ NATAL !!!



O ano de 2017  foi um ano de fazer as pazes com o passado.
Aceitar que não tenho a mesma vocação do meu pai.
Aceitar as minhas limitações.
Mas tenho outras qualidades ,  sou perseverante,  perfeccionista,
gosto de experimentar,  testar,  criar, produzir ,  etc.
Sempre tive vontade de dominar melhor o material acrilico,  tanto que guardei muito material por todos estes anos.  A toda mudança de endereço,  carregava o material junto.
Este ano deu tempo de selecionar ,  vender excedente para sucateiro e agrupar o restante  conforme o  tamanho.


Como resultado , fiz estas arvores de Natal.   


O ano estava tranquilo até meados de novembro,  porém do final de novembro para dezembro,  tive tanto trabalho que mal dava para pensar em outra coisa.   Entao as arvores ficavam para fazer quando dava tempo.


primeiro,  cortei material verde.  Apesar da espessura de 4,75mm ( que vinha na nota fiscal),  tem muita variação,  e  muitas partes não encaixaram.  Assim,  cortei outra parte em acrilico cristal de 4mm.   A tolerância aceita é de 10 %,  mas nem sempre fica dentro deste.



A estrela é de adesivo dourado,  e nas arvores totalmente brancas, coloquei adesivo verde para dar mais cor.


Do passado ficam só as lembranças.   Um dia,  o acrilico verde foi materia prima para fazer para sól ,  e o acrilico cristal as janelas traseiras curvas.   Meu pai tinha habilidade de montar os fornos para amolecer acrilico,  e demais estruturas para corte, lixamento, montagem, usinagem,  das peças que compunham o produto.

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Fazendo as pazes com o passado : suporte para caneta

Quanto tempo faz...  que a nossa produção industrial de peças acrilicas foi diminuindo,  e com as antigas funcinárias paradas.  Para dar trabalho a elas,  fiquei inventando mil coisas.  Uma delas foi um vaso solitario,  um tubo de ensaio de vidro que era apoiado no suporte de acrilico.   As nossas bravas funcionarias cortaram a peça na serra,  lixaram,  poliram o lateral,  os furos,  e até o espaço onde acomoda o fundo do tubo. Naquela época não existia máquinas de corte a laser.  Fiz até caixa sob medida para embalagem.   Mas o produto foi um fracasso.  Primeiro que dava muita mão de obra, custo era alto,  a peça era pequena,  e qualquer flor um pouco mais comprida derrubava a peça.



Fazendo uma faxina nas coisas,  apareceram estas peças.  Fiquei com pena de vender como sucata,  afinal foram tanto mão de obra,  e até os moldados da 3 M  que eram caríssimos.  Então pensei em algo mais simples,   suporte de caneta.  A caneta é pequena, não chega a derrubar a peça. 


Para ter mais estabilidade,  desenhei uma peça ( adesivo sobre chapa de acrilico) para ficar mais estável e também ficar bonito.
Fiz no tamanho para caber na velha embalagem que ainda estava guardada.


Sinto que agora tenho mais experiência do que a vinte anos atrás.  Aprendo coisas novas todos os dias,  e  consigo resgatar algum produto que deu errado no passado e faze-lo ter alguma função.
Atualmente existem maravilhas como corte de acrílico a laser e impressão digital em adesivo vinil.
Adquiri experiência do tipo de produto que vale a pena ser desenvolvida,  que temos estrutura de artesão,  então é fazer em poucas quantidades com qualidade.






sábado, 12 de agosto de 2017

Voltando a antigos projetos : porta retrato em acrilico

As vezes paro e fico pensando o que poderia ter causado o meu câncer...   Nunca fumei nem ingeri bebidas alcoólicas.   Será  dapsona que tomei quando fui diagnosticada de dermatite herpetiforme ?   Será que foi  amalgama dental nos anos 80?   ou será que foi uso de clorofórmio para colar acrílico ? De qualquer forma não uso mais produtos suspeitos.   Então os meus produtos de acrilícos serão encaixados ou parafusados.  Quando precisar de colagem utilizo fita dupla face daqueles bem forte.






Outra experiência que adquiri no decorrer de todos estes anos,  é que não preciso adquirir acrilicos coloridos.  Como já tenho os branco leitoso,  posso colar adesivo da cor ou desenho que quiser,  fica perfeito.





A uns 15 anos atrás fiquei procurando acessórios de encadernação que fosse mais bonitos do que parafuso.   Agora uso parafuso normal mesmo,  porém colo uma bijouteria ,  e fica bonito.



Corte a laser :  outro recurso que não exitia  30 anos atrás.   Cortávamos na serra fita ou no tico tico.  Agora faço o desenho e terceirizo o corte  para uma empresa que tenha máquina a laser.


Com as modernidades,  experiência  e prática adquirida nestes ultimos 30 anos,  estou bem mais confiante em elaborar novos projetos,  mesmo que seja o mesmo porta retrato de sempre.

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Voltando a antigos projetos : pintura



Depois que construíram prédios atrás do meu barraco,  perdi a vista ao  nascer do sol através da Serra do Mar.  Mesmo assim dá para sentir  o espetáculo das cores.  Vivemos mudança de estação,  e uma manhã dessas o céu amanheceu com nuvens muito peculiares.







Ainda estamos passando por tempos de crise,   tem dias que tenho tempo para fazer outras coisas fora os serviços...    peguei este quadro que comecei a pintar não sei a quantos anos atrás,  tirei a poeira e pintar outra coisa por cima.


Estou achando que antigamente pintava melhor,  mas fazer o que gosta nos faz muito bem.


Os dias de inverno passam depressa demais !
Quando percebemos ,  o sol vai abaixando e tornando as sombras bem grandes...   

quinta-feira, 18 de maio de 2017

novo projeto em acrilico : estante "modular" usando suporte cantoneira tipo cadeirinha

Estou separando os acrilicos que ainda estão em condições de uso.
O material muito antigo solta um gás na hora de cortar a laser,  então  não dá mais para utilizar.  Como se trata de material que restou de produções passadas,  a maioria é de tiras finas.   E fico a pensar como fazer algo útil com material estreito.

Já fiz um pequeno estante para talheres utilizando conectivos de plastico.  Porém não dá para colocar coisas muito pesadas no seu interior,  pois na hora de carregar ele pode escapar e cair no chão.

Desta vez montei estante utilizando um suporte cantoneira conhecida como tipo "cadeirinha".  


Esta cantoneira é pequenininha ,  mas para este tipo de estante está bom demais.


Fiz tiras laterais para fixar um espaço correto e também para evitar de ficar deformando com peso.


Há alguns ítens a melhorar,  mas gostei do resultado.


O meu cachorro no sofá do escritório !   Estou adorando trabalhar em casa,  meu cachorro por perto,  de fazer o que adoro .  A minha condição de intolerante ao glúten foi me moldando a ser assim desde 2001.


quinta-feira, 6 de abril de 2017

adesivo de kombi : desafio das cores




Tenho feito adesivos plotados em vinil colorido de kombis,  verde ,  vermelho, azul, etc.   Mas sinto que preciso fazer de kombis que as pessoas tem em casa.  Aqui em casa,  a nossa kombi é de "branco lótus" ,  uma kombi que trabalhou a "vida toda".  






Estive na loja de vinil e trouxe cores discretas,  e fiz montagem para ver como fica.





Adesivo de cor clara só em fundo escuro.  Talvez no vidro vá bem.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

DNF 2017 Curitiba

janeiro de 2017 :  num domingo de muito sol e calor,  fomos a encontro de Dia Nacional de Fusca.   


É muito interessante  ver a arte em cada fusca,  um mais original que o outro.




Pintura, adesivagem, montagem,  tudo é válido. 



Adorei este fusca com desenho de rotweiller,  que saudade da minha Dikko que morava dentro de um fusca...




Kombi, Variant, Brasilia,  miniaturas e brinquedos estavam na festa.



os adesivos colados são outro espetáculo a parte,  fico imaginando como os donos destes carros sentem,  ou  são.   Figuras nostalgicas.

a minha singela participação nesta festa foi fazer uns adesivos para deixar nesta loja.

Ufa !  andamos bastante,  que calor !  uma pausa para descanso.  Um rapaz me aconselhou a andar um borrifador com água para controlar o calor do cachorro pois eles não suam como nós.  

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

organizando a vida e a casa



Fazem tantos anos que não parava para organizar as coisas.
Primeiro foi a construção da casa ,  a casa mal foi levantada e eu fui ser voluntaria em uma associação e travou até o meu trabalho.   O trabalho de voluntariado só parou com a minha doença que incluiu cirurgia,  idas e vindas a hospital,   exames,  etc.   Finalmente agora fiquei melhor e tirei um mês de férias sem sair de casa.   Tive tempo para pensar como organizar a vida e a casa...   Para começar fiz um organizador de talheres que uso perto do fogão que a tempos estava precisando.






chapas de acrilico 4 mm de espessura e conectivos para balcão de vidro.





 ANTES
 DEPOIS

Não sou adepta a luxo,  mas  a praticidade.
A cozinha deve ser bem ventilada,  boa iluminação ( natural ) , e os utensílios a mão.   Não sou boa cozinheira mas sou dona de casa  e preciso me virar.   Este organizador,  ocupa o espaço superior  e não tem  perigo de machucar com a faca enquanto procuro outro talher.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

presente do monge : flores de ipê e de cerejeira representando o Brasil e o Japão

Em agosto último,  recebemos a visita do monge Imai em nossa cidade.  Quando ele morava aqui,  ele fez o funeral de muitas pessoas próximas a nós incluindo a  da minha mãe.   Depois de 12 anos ele voltou do Japão para uma rápida visita.



Ele contemplou o templo em que passou tanto tempo, depois nos sentamos para um jantar.
Conversamos sobre muitos assuntos e depois ele distribuiu uma lembrança para nós.
A lembrança é um par de ohashi ( talher japones ).
Ela é embrulhado num papel com desenho de crisântemos e por cima um papel branco com identificação .






O Ohashi veio com ilustração de flores de Ipê e de Cerejeira  que são flores símbolos do Brasil e Japão respectivamente.


Muito original e lindo !