terça-feira, 9 de abril de 2013

PIOMETRA : uma doença a ser evitado .

Aprendi uma palavra nova :  PIOMETRA.
a algumas semanas a minha cadela de 9 anos,  sentiu dores abdominais.  A doutora pediu para tirar ecografia e me deu um comprimido para aliviar a dor.  A dor foi embora e eu esqueci de tirar ecografia.  Duas semanas depois,  as dores voltaram,  só aí fui tirar ecografia e foi constatada que o útero estava inflamada.  A cirurgia foi marcada para logo após a Pascoa,  mas na Sexta Feira Santa ela estava tão mal... nao podia afastar da gente um segundo sequer,  acabou entrando na nossa casa para passar a noite.  De tempos em tempos ela se levantava,  gemia, e aparecia até rugas de dor no rosto e respiração ofegante.   Passamos a noite assim,  e no sábado de manha a Doutora fez uma cirurgia de Emergencia.   Ufa !   sabado a noite já estava andando e bem feliz.  Em uma semana é só alegria,   e eu aliviada...
Aprendi que cadelas que possuem utero corre o risco de infecciona-lo.
Nesta cirurgia foi tirado cerca de 1 kg de utero com pus dentro.
Pensando bem, já perdi outras cadelas desta forma,  a Susi foi salva  e eu aprendi que Piometra é uma doença que pode ser evitado.   Se castrar a cadela antes do primeiro cio podemos evitar muitas doenças além de Piometra,  é um caso a ser considerado.
Depilaram a barriga para tirar ecografia,  descobri que ela é preta !




Nenhum comentário: