sábado, 31 de dezembro de 2022

O legado da dona Yvonne Cardinale

 



Dona Yvonne foi uma das pessoas queridas que nos deixou em 2022. Nos deixou muitos ensinamentos,   é uma pessoa linda por fora e por dentro.

Na foto acima,  a Silvana ( filha ), a Lúcia Elena ( filha), a Dona Yvonne,  eu ,  Marilce ( amiga ) e Sandra Regina ( filha).  Estas meninas conheço desde anos 70,  e nada mudaram.




Esta foto foi me passada pela dona Yvonne,  calculo que seja de 1973,  sentada a frente, a menina de cabelos dourados é a Lúcia Elena,  e a oriental ao lado dela sou eu.




Esta outra foto é de uma das Festas Juninas,  em torno de 1977 ou 1978,  a Sandra Regina no primeiro plano,  a Lúcia Elena no segundo plano e eu atrás dela.

Estávamos sempre perto uma da outra,  nos demos bem desde sempre.

Meus pais estrangeiros não conheciam os costumes ( principalmente os católicos ) daqui de Curitiba.  Assim muita coisa aprendi da mãe da Lúcia Elena.  E estudávamos no Colégio Nossa Senhora de Assunção,  rezávamos todas as manhãs,  aprendemos a ler Bíblia,  rezar terço, etc.

Um dia tivemos que ir até a Igreja das Carmelitas entrevistar uma freira.   Antes de ir a Igreja,  a mãe da Lúcia Elena pediu para que levássemos um pão para as irmãs.   Chegamos na Igreja,  tinha um lugar para colocar as doações, uma espécie de mesa giratória em que o receptor não enxergava quem colocava a doação.

O assunto da entrevista era "dogma de fé",  muito difícil para a minha cabeça de 12 anos de idade,  mas naquele dia aprendi o que é fazer caridade,  que tem que ser feita de coração,  com muito amor e carinho ao próximo,  sem nada esperar de volta.  

Um aprendizado muito precioso que carrego pela vida toda,  obrigada dona Yvonne,  descanse em paz !!! 




sábado, 30 de abril de 2022

escritor paranaense : João Correia DeFreitas

Livros que aparecem em nossas vidas não são ao acaso, 

Adorei ler estas curtas estórias contadas pelo autor e ilustradas com as delicadas aquarelas feitas pela filha dele.








Entre muitas estórias,  o que mais gostei foi "Solidão",  uma boa leitura deixa algo bom dentro de nós para sempre.